Os que buscam a Verdade

Busquem e encontrarão.

Música gospel? Tem coisa boa sim! (Parte 1)

MicrofoneAo longo desses 10 anos como cristão e mais especificamente atuando como músico na igreja nos últimos 7 anos, já ouvi dezenas de bandas do gênero gospel, ou bandas de música cristã, como preferir. Conheci desde bandas que não gostam de receber o rótulo de banda “gospel”, até bandas que não se incomodam com isso, apenas buscam expressar sua fé e suas convicções por meio de suas músicas.

Também vi muitos cristãos ansiosos por descobrir boas bandas, grupos e cantores que fazem parte desse genêro para poder encontrar na música a expressão de sua fé. Sabemos como é bom poder cantar aquilo em que você acredita, como diz o músico João Alexandre em “Viver e cantar“: “Quero cantar o que vivo Quero viver o que canto Seja meu riso, meu pranto Viver e cantar!”. Poder cantar ao mundo sobre a sua crença talvez seja uma das maiores expressões de satisfação que um cristão pode ter! Sem ofender ou julgar o outro, somente expressar através da arte aquilo que lhe dá forças para aguentar essa vida tão difícil.

E nessa necessidade de encontrar música boa dentro do contexto gospel, resolvi indicar algumas bandas e cantores que encontrei ao longo dessa breve caminhada e que considero de boa qualidade. Não só por fazerem um trabalho sério e verdadeiro dentro de um meio que está cada vez mais banalizado, mas também por conseguir canalizar as emoções e sentimentos da vida espiritual cristã através de músicas de excelente teor artístico e técnico.

Antes quero lembrar aos queridos leitores que não sou músico profissional, nem critíco musical, portanto essa lista pode conter bandas que não estão dentro do seu gosto, afinal é uma lista pessoal, entretanto meu objetivo é divulgar o som desses camaradas ok?!=)

Bem vamos ao que interessa, segue a lista:

Observação: resolvi fazer mais de um post, pois esse acabaria ficando muito extenso, se eu colocasse tudo que tenho para indicar!

Música CristãAntes que você diga: – Ah, mas essa eu já conheço, não iam ser bandas novas?! Na verdade meu objetivo é divulgar tanto as bandas já conhecidas nesse post, como bandas que estão fora dos holofotes. E algumas bandas mesmo sendo conhecidíssimas não poderiam faltar nessa lista e essa é uma delas, então se você já conhece, sinta-se livre para pular essa parte, mas cá pra nós, ouvir Oficina é sempre bom!;)

Para você que não conhece o Oficina G3, essa é uma das maiores bandas de rock cristão do Brasil, quiçá do mundo! hehe… Brincadeiras à parte o Oficina g3 é uma banda reconhecida até por músicos e ouvintes não cristãos, tendo fãs até entre aqueles que não professam uma religião. Segundo a Wikipedia o “Oficina G3 é uma banda de rock cristão formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal até chegar ao metal progressivo que tem influências de metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos.”

O Oficina G3 começou seu ministério (para você que não está familiarizado com o termo, a igreja usa a palavra ministério para designar o desempenho de um serviço religioso, no caso da banda, o ministério da música) na época em que o Rock ainda era um tabu nas igrejas cristãs. Era aquele tempo em que existiam pessoas (acredite, elas ainda existem) que achavam que o Rock era coisa do diabo e instrumentos como bateria e guitarra em alguns locais não eram nem permitidos por causa desse tipo de pensamento. Por isso essa banda foi tão importante no cenário da música cristã nos últimos anos, pois abriu as portas para muita gente, sempre levando um rock de peso, com boas letras e que não deixava a desejar a nenhuma banda de música secular que víamos por aí (na igreja música secular é a música que não é cristã, ou como alguns chamam, música do mundo, expressão que eu, particularmente não gosto de usar).

Enfim, na discografia do Oficina constam desde cds com uma pegada mais Hard Rock, como o “Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho” de 1993 (confira acima “Naves Imperiais” desse disco), e o “Indiferença” de 1996, como discos com uma mudança significativa no estilo do grupo como: “Humanos” de 2002 (confira abaixo a música título do CD abaixo), onde o vocalista PG deu uma nova roupagem aos vocais do grupo com sua voz diferenciada e o som ganhou um pouco mais de vigor e peso, dando espaço a timbres mais pesados na guitarra potente de Juninho Afram, soando mais parecidos com o nu metal. Apesar de que eu ainda acho “Indiferença”, um dos melhores CDs do Oficina!

Logo em 2008 vem um CD espetacular, “Depois da Guerra” é uma porrada nos ouvidos! Aproveitando-se do poderoso timbre do novo vocalista, Mauro Henrique, o Oficina lançou um CD aclamado pela crítica e pelos fãs, onde a banda volta a seguir a cartilha do autêntico rock’n’roll, com guitarra eletrizante, baixo pulsante, teclado vigoroso, bateria alucinante e um vocal firme e versátil (peguei emprestado essa opinião aqui). O CD é ótimo, sou suspeito para falar dele, mas se você ainda não ouviu não perca tempo, segue abaixo a música “Muros”, uma das minhas prediletas.

Chega! Já falei bastante do Oficina g3, mas se você ouviu, tenho quase certeza de que achou que eles são realmente uma ótima banda e levam a sério essa história de rock “gospel”.

Para não me estender muito, vou apresentar algumas das melhores letras dessa ótima banda do rock cristão brasileiro que figura ao lado do Oficina como uma das precursoras do gênero. O Resgate é uma banda que geralmente não traz tanto peso as suas músicas como o Oficina g3, nem tem músicos tão virtuosos, mas seu som é inconfundível e eles tem em suas letras seu principal trunfo. Com mensagens simples, mas ao mesmo tempo intrigantes e belíssimas, levam a mente a refletir sobre o que é ser Cristão.

5:50 AM” fala sobre a agonia e a angústia da vida moderna e conclui apresentando Cristo como refrigério a alma e como Aquele que pode preencher aquele vazio que todos nós temos na nossa vida aqui nessa Terra.

♪ Se é pra Te servir e então matar aquela velha sede
Se é pra Te seguir e nunca mais cair na mesma rede ♪

Vou me lembrar” traz a lembrança a história de Cristo, refrescando nossa memória, quando assolados por tantos acontecimentos tristes, devemos nos lembrar de que moraremos com Cristo na Eternidade e que o Seu sacrifício não foi em vão.

Lembrem-se do pão que nunca nos faltou em meio à seca
De quem multiplicou e faz com que nenhum dos Seus se perca 

O Que Não Precisa” faz uma breve reflexão de como damos prioridades as coisas erradas na vida, e explica o modo como Deus transforma e molda nossa vida de uma forma que demos valor aquilo que realmente importa, para que não vivamos somente de aparências.

O Palavrantiga é uma banda recente se comparada a outras como Resgate, Oficina g3, etc. Entretanto ganhou uma boa visibilidade nos últimos tempos, diante do seu ótimo trabalho. O site Púlpito Cristão fez uma matéria interessante sobre o mais recente disco da banda “Sobre o mesmo chão”. Pode ser que você estranhe um pouco, pois o Palavrantiga não é uma banda gospel convenciona. Para começar eles não gostam do rótulo “gospel” sobre sua música, ou mesmo “cristão”, na verdade costumam dizer que são uma banda de rock brasileira de matriz cristã, utilizando argumentos interessantes para defender tal posição. Enfim como esse não é meu objetivo discutir o que é o gospel e o que não é e se a palavra gospel deveria ou definir estilos musicais, continuo aqui apresentando o som dessa banda Presbiteriana de dois mineiros e dois capixabas que tocam juntos a 5 anos juntos e desde de 2008 formaram o Palavrantiga.

A primeira música que indico é “Deus, Onde Estás?” do primeiro CD da banda “Palavrantiga – Volume 1” lançado em 2008. A letra é poética e instigadora e a emoção transparece na voz de Marcos Almeida ao cantar:

♪ Vai onde há a dor, e cura!
Vai onde não há amor, e ama!
Vai onde há a dor, e alegra!
Vai onde não há amor, transforma! Teu toque forte muda a sorte de quem Te encontra…♪

Um pedido simples, mas muitas vezes esquecido em nossas orações diárias…

O segundo CD “Esperar é Caminhar“é uma obra prima na minha opinião, dá pra deixar tocando inteiro sem interrupção, faça isso garanto que você não vai se arrepender! Por isso, minha segunda indicação é “Rookmaker” desse mesmo CD. Uma das músicas que considero como rock cristão intelectual, se é que isso existe!rs Mas a letra mostra a influência da erudição e das artes sobre os membros da banda, sem deixar de lado a importância de sua fé combinada aos conceitos apresentados durante a letra como “Na cidade dos homens tem gente que consegue ouvir, mas os outros estão surdos pra Ti…”.

O “Hans” Rookmaaker que deu nome a essa canção, foi membro da famosa L’abri na suíça fundada por Francis Schaeffer que logo após abriu uma filial na Holanda. Abordava a ambiguidade sobre a arte entre os cristãos e ambiguidade sobre a fé entre os artistas. A música também cita o lendário Keith Grenn.

A próxima é “Boa Nova” do recém-lançado “Sobre o mesmo chão”:

♪ Deixa eu viver a Boa Nova
Deixa eu me encontrar com esse amor todos os dias
Deixa eu viver a Boa Nova
Que me faz bem,
Me deixa amar
Sem perguntar a quem ♪

A banda já foi chamada de “Los Hermanos Gospel”, porém tem seu próprio estilo e segue trazendo alegria ao entoar suas canções diferentes das que estamos acostumados a ouvir nas igrejas.

A música despretensiosa e poética desse grupo de amigos ganhou destaque pois a banda foi Finalistas do Festival de Bandas do Jornal do Brasil. Desde 2006 estão juntos, levando suas melodias cativantes para dentro e fora da igreja, com canções inpiradoras, versos carregados de poesia e o exemplo de que existe vida inteligente entre os cristãos. Além de trazer música brasileira na veia, é inevitável ouvir Crombie e não lembrar da nossa saudosa MPB.

Levar a arte que fala sobre o Reino de Deus é um dos objetivos do grupo com a sua música, o que pode ser percebido facilmente nessa breve entrevista feita pelo site Cristianismo Criativo.

Algumas músicas que quero indicar deles são: “Sobre o tempo” e “Eternidade”. Há outras boas músicas como “Frutos” e “Sem Vaidade“.

Bem galera vou deixar mais indicações para o próximo post.

Até mais!

Continuem na busca pela Verdade!

Robson Mioto

Anúncios

Navegação de Post Único

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: